História de São Rafael Arcanjo

História do Arcanjo Rafael
Conheça a História de São Rafael Arcanjo


Você conhece a
história de São Rafael Arcanjo? Aqui você vai conhecer mais sobre um dos três arcanjos que aparecem na bíblia, uma linda história. 

Junto de São Miguel e São Gabriel é um dos 3 Arcanjos que são relatados na Bíblia, sendo que São Rafael aparece no velho testamento.

Quem foi o arcanjo São Rafael?

Para conhecer a história de São Rafael arcanjo precisamos responder esta pergunta principal: “Quem foi o arcanjo São Rafael?”.

A história de São Rafael Arcanjo nos é mostrada no livro de Tobias, foi enviado em nome de Deus para a terra para trazer a cura, inclusive dado o significado do seu nome, que Rafael significa: “Deus Cura” ou “Cura de Deus”, também muitas vezes citado como “Aquele que Cura”.

Na tradição cristã o arcanjo São Rafael, é honrado como chefe dos anjos da guarda, o anjo da compreensão e o anjo do conhecimento. 

História de São Rafael Arcanjo
Representação de São Rafael
no livro de Tobias


No Antigo Testamento, o arcanjo Rafael aparece no trabalho de Tobias, no qual ele dá muita ajuda a Tobias para se livrar dos tormentos do demônio Asmodeus.

Seu nome é revelado ao final do livro de Tobias “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Gloria do Senhor” (12:15).

Rafael é além de uma figura proeminente nas práticas do judaísmo (é um dos 3 anjos que visitaram Abraão antes da devastação de Sodoma e Gomorra). 

Os poetas além de fazerem de São Rafael uma parte da sua estrutura de sucesso, como é a situação de Milton em "Paradise Lost", na qual o anjo é referido como "um espírito sociável" que viaja com Tobias. 

Na arte litúrgica do santuário ele é mostrado como um adolescente carregando um bastão, para o ajudar no seu caminho e/ou um peixe, pois foi com o fel do peixe que Rafael mandou Tobias ungir os olhos do seu pai para que ele fosse curado (livro de Tobias). 

“Rafael significa remédio de Deus e quando ele tocou os olhos de Tobit para curá-lo, ele baniu a escuridão de sua cegueira. Assim ele é por justa causa chamado aquele que cura”.

Trecho de uma homilia do Papa São Gregório o Magno

Qual é o dia de São Rafael?

O dia de São Rafael é comemorado em 29 de setembro com: São Gabriel e São Miguel, sendo conhecido como o dia dos 3 Arcanjos.

Gostou desta história? Continue acompanhando nosso blog e conheça mais sobre os santos.


Conheça também:


Postar um comentário

0 Comentários