Pular para o conteúdo principal

História de São João Batista, conheça

Conheça a História de São João Batista


Você conhece a
história de São João Batista? Este que é um dos mais populares santos da Igreja, tem sua data comemorada durante o mês de junho. 

Quem é São João Batista? 

A história de São João Batista é relatada na Bíblia sagrada, tendo seu nascimento citado no evangelho de Lucas. 

Filho de Zacarias e Isabel, São João Batista teve seu nascimento anunciado pelo Arcanjo Gabriel que foi enviado por Deus para avisar a sua chegada.

No Evangelho de Lucas, é citado que São João Batista é filho do Sacerdote Zacarias, com Isabel, que era prima de Maria.

Conta-se também que Isabel era estéril e devido a idade avançada ela e Zacarias não poderiam mais conceber um filho, porém este era um nascimento dentro dos planos de Deus.


O nascimento de São João na Bíblia

"Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo".

 "Então apareceu um anjo do Senhor". 

"O anjo disse: Não tenha medo, Deus ouviu seu pedido, e sua esposa vai ter um filho e você lhe dará o nome de João". (Lucas 1, 8-11-13).

João Batista nasceu por volta do ano 2 a.C. 


Como mandava a tradição entre os Judeus, ao oitavo dia após seu nascimento São João Batista foi circuncidado no templo onde seu pai era sacerdote, e cresceu por aquele local se tornando um forte líder que se tornava cada vez mais conhecido. 


As pregações de São João Batista no deserto

Conta a história de São João Batista que ao notar que era o momento de cumprir sua missão, São João Batista deu início a sua peregrinação no deserto.

Durante seu período no deserto o Santo pregou pedindo que as pessoas se arrependessem, orou, jejuou e viveu uma vida muito difícil, porém suas orações e sua fé não deixavam-no se abalar.

Durante muito tempo São João Batista foi conhecido como o profeta, aquele que anunciava a vinda do Messias.


Conta a história que ainda muito jovem São João Batista anunciava a chegada do cordeiro de Deus.

São João Batista e o Batismo 

O batismo possui este nome pois era uma prática iniciada por São João, que dentre as multidões para as quais pregava realizava o batismo daqueles que se arrependiam nas águas do rio Jordão.

O Batismo de Jesus Cristo

É contado na história de São João que por muito tempo as pessoas o confundiram com o Messias, porém sempre repetia: Eu não sou o Cristo, nem sou digno de desatar a correia de suas sandálias (Jo 1-27).

Então após um tempo Jesus foi até João que o anunciou: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1-29). 

Esta visita de Jesus a São João Batista era para que fosse batizado e então é dito no livro de Mateus que São João disse:"Eu é quem devo ser batizado por ti, e tu vens a mim"(Mt 3-14). Porém o Messias pede para que ele o batizasse. 

Assim após o batismo no rio Jordão Jesus daria o início a sua vida pública e pregações. 

O Batismo de Jesus Cristo
O Batismo de Jesus Cristo nas águas do rio Jordão

A prisão de São João Batista

Durante o período em que viveu São João, o governador da Galiléia era Herodes, que não aceitava a vinda do Messias, então o mandou prender, tendo sido executado no ano 27d.C, passando pelo martírio por sua fé. 

Quando é a festa de São João?

A festa de São João é comemorada durante o dia 24 de junho, e seu martírio é lembrado pela Igreja no dia 29 de agosto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a São José

Conheça a linda oração a São José, patrono da Igreja, padroeiro das famílias e dos trabalhadores. Se você está buscando uma oração para São José, aqui em nosso blog você encontra esta linda oração ao pai que criou Jesus, marido de Maria e patrono da Igreja.  São José é o padroeiro dos trabalhadores e famílias, por isso muitos vem pedir sua intercessão para conseguir um emprego ou mesmo para paz e harmonia em seus lares. Oração de São José Ó glorioso São José, Pai e Protetor das almas virgens, nosso Pai e Provedor, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, que é a mesma inocência, e Maria, a Virgem das virgens: Nós vos suplicamos e constantemente rogamos, por Jesus e Maria, esse dúplice penhor a Vós tão caro, façais que, preservados de toda mancha, incontaminados no pensamento, puros de coração e castos de corpo, sirvamos constantemente a Jesus e Maria, em uma perfeita castidade. Amém. São José, nosso pai e provedor, rogai por nós. Gostou desta oração? Compartilhe em suas redes sociais, wh

História de São Jorge

Você conhece a história de São Jorge? Veja aqui em nosso blog A história de São Jorge data do Século III na região da Capadócia, onde se localiza a Turquia, pouco se sabe sobre sua infância, a não ser que ainda jovem mudou para a Palestina. O que há de registros sobre a vida de São Jorge começa em sua adolescência quando serviu ao exército romano, conseguindo chegar até a corte sob a função de Tribuno Militar. O martírio de São Jorge O Período do qual se passa a história de São Jorge é o do imperador romano Diocleciano conhecido por perseguir cristãos. Sabendo da perseguição por ser cristão São Jorge distribuiu todas suas riquezas aos mais pobres, vivendo com o necessário até seu martírio no dia 23 de Abril do ano de 303.  A tradição conta que durante o martírio São Jorge foi obrigado a caminhar sobre brasas, foi enterrado vivo, e vendo que ele se mantinha vivo o imperador mandou degolá-lo. Após sua morte São Jorge teve seus restos mortais levados até a cidade onde cresceu: Lidia, on

História de Santo Expedito

Conheça a história de Santo Expedito, um mártir conhecido como o santo das causas impossíveis   Você sabe quem foi Santo Expedito ? Conhece sua história e seu martírio? Você irá conhecer mais neste artigo.  Santo Expedito serviu ao exército romano como comandante da 12ª Legião, na Armênia, na região de Melitene. Entre as missões de sua legião Santo Expedito defendia as fronteiras orientais do império junto de outros soldados também cristãos.  Sabe-se que seu nome não era Expedito, mas sim uma espécie apelido que falava sobre suas características, por ser alguém prestativo e que estava sempre em prontidão. A conversão de Santo Expedito Conta-se que durante a conversão de Santo Expedito um espírito mal sob a forma de um corvo vinha para grasnar em seu ouvido: "cras"(em latim amanhã), e em seguida pisoteou o pássaro gritando "hodie" (hoje em latim). Neste ato Santo Expedito demonstrava a todos à sua volta que não deixaria sua conversão para amanhã. Perseguição e Martí