Oração Salve Rainha

Oração Salve Rainha coroação de Maria
Oração Salve Rainha, além de uma linda prece um dos 
hinos da igreja

A oração Salve Rainha é uma das mais lindas orações marianas, também conhecida por ser a última oração do rosário e também um dos hinos da igreja católica.

Tradicionalmente além de ser a última oração do rosário pode ser cantada do domingo da trindade até a véspera do primeiro domingo do advento.

A oração Salve Rainha pode ser feita em duas partes, iniciando com Infinitas graças vos damos, porém, esta parte é opcional, podendo seguir diretamente para a oração principal.

Abaixo você encontra a oração completa Salve Rainha:

Infinitas graças vos damos

Infinitas graças Vos damos,

soberana Rainha,

pelos benefícios que todos os dias recebemos

de vossas mãos maternais.

Dignai-Vos,

agora e para sempre,

tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo,

e, para mais Vos agradecer

Vos saudamos com uma Salve Rainha.

Oração Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia,

Vida, doçura e esperança nossa, salve!

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste vale de lágrimas.


Eia, pois, advogada nossa,

Esses Vossos olhos misericordiosos

A nós volvei,

E, depois desse desterro,

Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.

Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre Virgem Maria.


Rogai por nós Santa Mãe de Deus,

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Tudo Sobre a Oração Salve Rainha

A oração "Salve Rainha", conhecida também pelo seu nome em latim, "Salve Regina", é um dos tesouros mais preciosos da tradição católica. Trata-se de uma prece mariana que, ao longo dos séculos, tem sido fonte de conforto, esperança e profunda conexão espiritual para os fiéis ao redor do mundo. Este artigo busca explorar a importância dessa oração, não apenas como uma prática devocional, mas como uma ponte que nos conecta com o divino através do amor maternal de Maria.

Origens da "Salve Rainha"

A "Salve Rainha" é uma antífona mariana que data do século XI. Atribuída a Hermann de Reichenau, a oração reflete o profundo amor e veneração que os cristãos têm por Maria, a mãe de Jesus. Desde então, ela se tornou uma parte integral da vida de oração da Igreja, especialmente rezada ao final do Rosário, um dos exercícios de devoção mais praticados pelos católicos.

Estrutura e Conteúdo

A estrutura da "Salve Rainha" é um convite à reflexão. Ela começa com uma saudação a Maria, reconhecendo-a como Rainha e Mãe de Misericórdia, nossa vida, doçura e esperança. Essas palavras não são meramente elogios; elas expressam uma profunda teologia mariana, reconhecendo o papel singular de Maria na história da salvação.

A oração prossegue descrevendo a condição humana como exilada, cheia de lágrimas e sofrendo neste vale de lágrimas. Aqui, a oração toca em uma verdade universal sobre a condição humana: nossa vida neste mundo está repleta de desafios e sofrimentos. Mas, ao invocar Maria como advogada, somos lembrados de que não enfrentamos essas tribulações sozinhos.

O pedido para que Maria volte seus olhos misericordiosos para nós e nos mostre Jesus, o fruto bendito de seu ventre, é uma confissão de nossa necessidade de intercessão e ajuda divina. A oração conclui com uma súplica para que, após este exílio, sejamos levados à glória eterna.

A Bíblia e a "Salve Rainha"

Embora a "Salve Rainha" não seja uma oração diretamente retirada das Escrituras, seu conteúdo reflete profundamente a visão bíblica de Maria e seu papel na economia da salvação. As Escrituras estão repletas de referências à importância de Maria, desde a Anunciação (Lucas 1:26-38), onde ela aceita sua missão como Mãe do Salvador, até as bodas de Caná (João 2:1-12), onde Jesus realiza seu primeiro milagre atendendo ao pedido de sua mãe.

Além disso, Maria é profeticamente descrita no livro do Apocalipse (12:1) como "um grande sinal no céu, uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas". Essa imagem poderosa ressoa com a invocação de Maria como Rainha no início da oração.

A Oração como Encontro com o Divino

Orar a "Salve Rainha" é mais do que recitar palavras; é um encontro com o divino através da intercessão de Maria. Ao dirigir-se a Maria com esses títulos veneráveis, os fiéis reconhecem sua proximidade com Jesus e, por conseguinte, com o Pai Celestial. Maria é vista como um canal de graça, uma mediadora que nos leva mais perto de Deus.

Este encontro espiritual é profundamente enraizado no conceito católico de comunhão dos santos, onde os fiéis na terra se unem em oração com os santos no céu. Ao invocar Maria, os católicos se juntam a uma grande corrente de fé que transcende o tempo e o espaço, unindo-se aos santos e anjos na adoração do Deus trino.

A Prática da Oração na Vida Diária

Incorporar a "Salve Rainha" na vida diária é uma prática que enriquece a jornada espiritual dos fiéis. Esta oração pode ser um bálsamo nos momentos de dificuldade, um lembrete da presença amorosa de Maria em nossas vidas. Ela também serve como um chamado à ação, inspirando os fiéis a viverem com misericórdia e compaixão, seguindo o exemplo de Maria.

Além disso, rezar a "Salve Rainha" em comunidade, seja na igreja ou em grupos de oração, fortalece os laços de fraternidade e solidariedade entre os fiéis, lembrando a todos da sua comum vocação à santidade e ao serviço dos outros, especialmente dos mais necessitados.

Conclusão

A "Salve Rainha" é mais do que uma oração; é uma expressão da fé católica na intercessão poderosa de Maria, a Mãe de Deus. Ela nos lembra de nossa dependência de Deus e de Sua misericórdia, ao mesmo tempo em que nos encoraja a buscar a santidade em nossa vida diária. Ao recitar esta antífona com fé e devoção, os católicos ao redor do mundo continuam a experimentar o conforto de Maria, nossa Mãe e Rainha, e são inspirados a viver mais plenamente o Evangelho de Cristo.

Postar um comentário

0 Comentários