Oração do Credo (Creio em Deus Pai)

Oração do Credo (Creio em Deus Pai)
Aprenda como fazer a oração do credo (Creio em Deus Pai)

A Oração do Credo: União com Deus

A Oração do Credo é uma das orações mais importantes para a espiritualidade dos cristãos. Nesta oração, afirmamos de forma segura e irrefutável que cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Essa afirmação tem muito poder, pois cria uma união muito especial entre você e Deus. Neste artigo, vamos entender melhor o que é a Oração do Credo e por que é tão importante para os cristãos.

O que é a Oração do Credo?

A Oração do Credo é uma das orações mais antigas da Igreja Católica. Ela é uma declaração de fé, uma profissão de que cremos em Deus e em sua obra de salvação. 

O Credo é uma das orações mais completas que existem, pois resume toda a doutrina cristã em poucas palavras. Ele nos lembra de que Deus é o criador do universo e que enviou seu filho Jesus Cristo para nos salvar.

A importância da Oração do Credo

A Oração do Credo é muito importante para a espiritualidade dos cristãos, pois nos lembra de que a nossa fé se baseia em verdades fundamentais. Ela nos ajuda a reafirmar a nossa fé em Deus e a nos unir a ele. 

Quando rezamos o Credo, estamos declarando publicamente que cremos em Deus e em sua obra de salvação. Além disso, a Oração do Credo é uma forma de nos unirmos a todos os cristãos que vieram antes de nós e que virão depois de nós, pois ela é uma das orações mais antigas da Igreja Católica.

Significado do Credo

O Credo é composto por doze artigos que descrevem as principais verdades da fé cristã. Ele começa com a afirmação de que cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. 

Em seguida, afirma-se que Jesus Cristo é o filho único de Deus, que nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia. 

O Credo também afirma a existência do Espírito Santo, da Igreja, da comunhão dos santos, da remissão dos pecados, da ressurreição dos mortos e da vida eterna. Cada artigo do Credo nos ajuda a entender melhor a nossa fé e a nos unir a Deus.

Como rezar a Oração do Credo

Rezar a Oração do Credo é muito simples. Basta recitar as palavras do Credo. É importante lembrar que a Oração do Credo é uma das orações mais importantes da Igreja Católica e que ao rezá-la, estamos expressando nossa fé em Deus e em Jesus Cristo.

  • Para começar, você pode fazer o sinal da cruz e dizer:
  • Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
  • Em seguida, recite a Oração do Credo:
  • Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
  • Após recitar a oração, você pode fazer novamente o sinal da cruz e dizer:
  • Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

É importante lembrar que a Oração do Credo é uma oração que deve ser recitada com devoção e fé. Ao fazê-lo, estamos nos conectando com Deus e expressando nossa crença em sua existência e em seus ensinamentos. É também uma oportunidade para renovar nossa fé e nos fortalecer espiritualmente.

Em resumo, rezar a Oração do Credo é uma forma simples e poderosa de expressar nossa fé em Deus e em Jesus Cristo. É uma oração fundamental da Igreja Católica e deve ser recitada com devoção e fé. Que essa oração possa nos ajudar a fortalecer nossa espiritualidade e a nos aproximar ainda mais de Deus.

Por que se chama a Oração do Credo?

Oração do credo possui este nome devido a tradição que vem do latim, onde seu nome é "credo in unum Deus Patrem", ou seja traduzindo: creio em Deus Pai. 

Por isso ao fazermos a oração do Credo é assumir um compromisso com Deus, assumir um compromisso com ser cristão. 

A oração do credo deve ser cantada ou recitada?

Existem duas formas de falarmos sobre a oração do credo, a principal e mais conhecida é recita-la, e outra forma é cantada ser mais comum em mosteiros. 

Abaixo a oração do credo completa para você rezar seja cantando ou recitando durante seus momentos de oração, reforçando assim seus votos com Deus.


Gostou? Compartilhe esta oração com seus amigos nas redes sociais, no whatsapp ou telegram.

Postar um comentário

0 Comentários