História de Nossa Senhora Aparecida



Mãe Aparecida, Nossa Senhora Aparecida, ou então seu nome oficial: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, você conhece a história da padroeira do Brasil? 

Aqui contaremos para você a mais marcante aparição de Maria para nós brasileiros, a história de Nossa Senhora Aparecida. 

O início da história de Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora aparecida remonta do século XVIII, mais precisamente no ano de 1717, neste período histórico o Brasil vivia sob as chamadas Capitanias Hereditárias, nesta época o atual estado de São Paulo era conhecido como a Capitania de São Paulo.

A pesca


Devido à visita do governante das capitanias de São Paulo e Minas Gerais a Guaratinguetá no Vale do Paraíba a população decidiu realizar uma festa para recebe-lo.

Prontamente três pecadores: Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso lançaram suas redes, porém não havia expectativa de bons peixes visto que no período de outubro não era o tempo de pesca, mas mesmo assim insistiram por não poder contrariar os governantes.

Após não conseguir bons resultados os pescadores rezaram pelas bênçãos de Maria para que intercedesse junto á Deus por fartura.

Depois de um longo período com suas redes vazias em uma das "puxadas" de suas redes vem o corpo de uma imagem, e por curiosidade lançaram novamente suas redes e logo veio uma cabeça que se encaixou com perfeição no corpo, emocionando aqueles homens, pois se tratava de uma imagem de terracota de Nossa Senhora da Conceição.

Após o fato ocorrido no dia 12 de outubro as histórias sobre a pesca foram se espalhando pela região onde fora erguida uma pequena capela onde hoje se encontra a basílica e santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida em SP.


Quais são os milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Na história de Nossa Senhora Aparecida encontramos os milagres mais conhecidos que marcam a história da padroeira do Brasil, abaixo listamos para vocês: 


Milagres das Velas

Quando a noite estava calma, de repente às duas velas que iluminavam a imagem foram extintas. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-los novamente, nem sequer tentou, porque eles próprios se acenderam. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.


Caem as Correntes

No ano de 1850, um escravo de nome Zacarias, foi preso por correntes grossas, ao passar pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, permissão ao feitor para rezar à Virgem. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e ora. Suas correntes, soltam-se de seus pulsos de maneira milagrosa, deixando Zacarias livre.

Cavaleiro sem Fé

Um cavaleiro vindo da cidade de Cuiabá, que passava por Aparecida, a caminho de Minas Gerais, zombava da fé dos romeiros, dizendo, que a devoção era bobagem. Querendo provar o que dizia, forçando seu cavalo a entrar da igreja. Falhou em sua tentativa. A pata de sua montaria se prendeu na escadaria da igreja (em uma pedra que ali se encontrava), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.


A Menina Cega

Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha que nasceu cega comenta surpresa com a mãe: “Mãe como é linda esta igreja” (Basílica Velha).


Menino no Rio

O Pai e o filho foram pescar, durante a pescaria a correnteza estava muito forte e o garoto que não sabia nadar caiu na água, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e em desespero o pai pede a Nossa Senhora Aparecida que salve o menino. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a correnteza continua e o pai salva o garoto.


O caçador

Um caçador estava voltado de sua caçada sem munição, de repente ele se deparou com uma onça. Encurralado e com a onça estava prestes à ataca-lo, então o caçador desesperado ora a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, e a onça vai embora.


Proclamação de Nossa Senhora Aparecida

Em 16 de julho de 1930 o Papa Pio XI tocado pelo amor incondicional dos brasileiros e a linda história proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e no ano de 1980 foi proclamado o feriado com a consagração do Santuário Nacional pelo Papa São João Paulo II. 

Quando é o dia de Nossa Senhora Aparecida?

O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro, data de consagração do Santuário Nacional.

Você também vai gostar:

 

 


Postar um comentário

0 Comentários